Luto X Tristeza: uma breve explicação

Vamos começar falando o que exatamente é um Luto.

Luto nada mais é do que um estado emocional que nos encaixamos quando estamos com nível alto de tristeza, seja por uma perda de alguém querido, de um trabalho dos sonhos, de uma companhia boa e até mesmo de um bem material de muito valor. Nessa fase, a pessoa pode apresentar sintomas psíquicos como humor deprimido, choro incontrolável, evitamento social e outros sintomas sintomáticos semelhantes aos da depressão.

É super normal sentir-se para baixo quando está em uma situação como essas citadas acima como exemplo, mas caracteriza-se como Luto aquele sentimento que para muitos “aperta o coração” e que te desestabiliza diante da vida.

Mas para ficar mais claro, quais são os sinais desse estado mental? Existe como diferenciar Tristeza do Luto?

A resposta é sim. Tristeza é um sentimento normal do seu humano, que dura apenas dias, não altera o sono, o apetite e nem provoca sintomas, não prejudica o desempenho no trabalho e nem as relações interpessoais.

Para ambos existe acompanhamento psicológico. Para o sentimento de Tristeza, uma boa orientação e escuta de um profissional qualificado aliviaria o sintoma. Já para o sentimento de Luto, é necessário o mesmo, porém acrescentando não só uma orientação breve, mas o início de um tratamento de médio ou longo prazo, dependendo muito do retorno do paciente.

No Luto existem 5 estágios, que são: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e por fim, Aceitação. Sobre estes, falaremos em outro post.

Respeite seus sentimentos. Permita-se senti-los. Nunca ache que é pequeno algo que sinta. Busque orientação caso precise. Cuide-se. Ame-se.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *