A terapia Cognitivo Comportamental é uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com finalidade de mudanças de padrões de pensamento.

- Qual é o papel da psicóloga nessa terapia ?

O terapeuta com essa especialidade tem como objetivo ensinar seus pacientes a se auto avaliar e futuramente, a se auto tratar. É uma modalidade que instrui à pessoa a depois de um tempo de aprendizado, a caminhar sozinho sem criar uma dependência médica ou psicológica.

- Quem precisa de Terapia ?


Muitos pensam que terapia aplica-se somente a quem possui transtornos mentais. Na verdade, todo mundo pode se beneficiar da terapia. Atualmente, cada vez mais pessoas fazem terapia como uma forma de se conhecer melhor. Conhecer-se melhor faz com que tomemos decisões mais acertadas, e consequentemente, que soframos menos. A terapia pode contribuir ainda para melhorar a autoestima e a autoconfiança, para reduzir o stress, e para resolver problemas profissionais e de relacionamento. Procurar um psicólogo não é motivo de vergonha, é sinal de que você está interessado em melhorar sua vida, procurar mais serenidade e confiança em suas decisões.